Textos

Os tópicos desta disciplina podem ser encontrados em qualquer bom livro de Mecânica Clássica (ou Newtoniana). Minhas aulas tomarão como base, na maioria dos casos, um texto relativamente recente (2005), Classical Mechanics - Mecânica Clássica na tradução em português - de J. Taylor. Além de uma abordagem moderna e que levou em conta o resultado de pesquisas atuais a respeito da melhor forma de promover o aprendizado, possui uma coleção de exercícios rica e abrangente. As nossas listas serão quase sempre compostas por uma seleção destes problemas. Existem cópias disponíveis em inglês e português na biblioteca da Física. Além disso, minhas notas de aula são baseadas neste texto. Você deve se sentir à vontade para acompanhar a disciplina lendo o seu autor favorito e eu posso anunciar em sala a correspondência entre os capítulos do Taylor e os do texto que você tiver escolhido, dentre os nomeados abaixo.

  • Mechanics, Keith R. Symon

Este já foi o texto padrão mundial desta disciplina. Gosto muito dele - foi nele que eu aprendi Mecânica! Mas reconheço que pode parecer um pouco áspero para o estudante de hoje e que, apesar de atualizado em sucessivas edições, se tornou um pouco antigo. Existem várias cópias disponíveis na biblioteca da Física, inclusive em português, e pode ser usado como livro texto para esta disciplina.

  • Classical Dynamics, Thornton e Marion

Outro texto clássico, já na 5a edição, e bastante popular. Soa mais amigável ao estudante que o Symon, e aqui na UFF tem sido o preferido por muitos alunos. Existem várias cópias disponíveis na biblioteca da Física e pode ser usado como livro texto para esta disciplina.

  • Introduction to Classical Mechanics, David Morin

Um excelente texto introdutório, bem recente - é de 2008 - com uma grande coleção de problemas interessantes, vários dos quais resolvidos. É o texto usado no curso de Física I de Harvard e está um pouco abaixo, em complexidade, do conteúdo de nossa disciplina.

  • Lectures on Physics, vol I e II (capítulo 19), Richard Feynman et al.

Um clássico, inspirado e motivante, escrito por um dos maiores físicos do século XX; leitura indispensável para qualquer físico, recentemente traduzido para o português, num nível um pouco abaixo do nosso curso. O capítulo 19 do volume II, a respeito do Princípio da Ação Mínima (princípio variacional), é antológico.

  • Mechanics, vol I da coleção Berkeley Physics Course, Charles Kittel et al.

Faz um excelente par com o livro do Feynman como fonte de inspiração, forte na formação de intuição física e cuidadoso para não exagerar no formalismo, mas um pouco mais elementar que o nosso curso. Eu acho que seria o texto mais adequado para uma disciplina específica para a licenciatura, especialmente se complementado com o capítulo 19 do Feynman acima citado, mas poucos professores concordam comigo. A biblioteca possui alguns exemplares, inclusive traduzidos para o português.

  • textos.txt
  • Last modified: 2019/01/14 09:28
  • (external edit)