This is an old revision of the document!


Física Experimental I

Bem-vindos à página da disciplina Física Experimental I do Departamento de Física da Universidade Federal Fluminense, semestre 1º/2018.

As salas de aula são 205 e 206, no Instituto de Física (torre antiga)

Visão geral e objetivos da disciplina

A disciplina irá apresentar uma introdução aos conceitos da análise estatística para o tratamento de dados experimentais em física experimental. A estatística se faz necessária dada a natureza intrínseca de dados experimentais e fornece uma base para a interpretação dos resultados. Esse será o enfoque das três primeiras aulas.

Em seguida serão realizados cinco experimentos abordando conceitos apresentados no curso Física I. Em alguns destes experimentos será desejável o uso de planilhas eletrônicas (Excel, LibreOffice, etc), editor de texto (Word, por exemplo) e de recursos para vídeo-análises (Tracker ou VidAnalysis) para as tarefas fora do laboratório. Não é necessário portar laptops ou tablets para as aulas.

Dentro dessa cadeia de experimentos visamos proporcionar o instrumental teórico e prático para analisar, de forma adequada, os dados colhidos e mitigar a necessidade de manter uma atitude atenta e crítica. Essas são características que desejamos seja difundida ao longo da formação acadêmica.

As avaliações, distribuídas em três formatos (exames prático e escrito e relatórios), foram concebidas visando explorar as diferentes habilidades necessárias. O exame prático tem por finalidade avaliar a atitude durante uma tomada de dados experimentais e sua análise, de forma simplificada porém contextualizada. O exame escrito avaliará conceitos de análise de dados experimentais e observações realizadas em laboratório. Os relatórios visam avaliar a habilidade de expressar e transmitir um conhecimento, de forma clara e rigorosa, e também a adequação da formatação do documento. Por fim, ao longo das aulas serão cobrados exercícios e tabelas de dados experimentais.

Apostila

Apostila Física Experimental I - Roteiro das Experiências (secretaria do Laboratório Didático do IF-UFF, 1o andar).

Bibliografia adicional:

  • Halliday, Resnick e Krane, Física, Vol. 1, 5a Edição.
  • Taylor, Introdução à Análise de Erros, 2a. Ed. (Bookman, Porto Alegre, 2012).

Nota final

Nota final = (Média dos Relatórios) + (Exame prático) + (Exame escrito)

Não há Verificação Suplementar (V.S.)

Para aprovação, ao final do curso o aluno deverá ter
Nota Final  ≥ 6  e  Frequência ≥ 75%.

Regras do Curso

1. As aulas serão realizadas nas salas 205 e 206, nos horários previstos.

2. Os alunos serão divididos em grupos de quatro, no máximo, por bancada.

3. Não serão permitidos celulares, alimentos, refrigerantes, água, gomas de mascar, etc., na sala de aula.

4. Os alunos só poderão se ausentar da sala com a autorização do professor.

5. Os alunos deverão ser cuidadosos com os equipamentos.

6. Os alunos só poderão realizar a experiência na sua própria turma.

7. Não haverá reposição para aula de laboratório.

8. Cada aluno deverá ter, obrigatoriamente, um exemplar da apostila.

9. Ao final da coleta de dados os grupos deverão entregar ao professor uma cópia dos dados originais, obtidos naquela aula, incluindo a data e os nomes dos alunos que fizeram as medidas.

10. Para cada experiência, será cobrado um único relatório por grupo.

11. Os alunos deverão entregar os relatórios na data e hora determinada pelo professor. Não serão aceitos relatórios entregues fora do prazo, sob nenhuma justificativa.

12. Os relatórios deverão ser redigidos a mão e de acordo com as instruções contidas na seção “Instruções para a elaboração de uma relatório” da apostila. Os gráficos não poderão ser feitos em computadores.

13. Para cada relatório será atribuída uma nota de 0 (zero) a 10 (dez). Somente receberá nota o aluno que tiver participado da coleta de dados do experimento.

14. Os relatórios corrigidos serão mostrados aos alunos na próxima aula de laborarório. Qualquer reclamação sobre a correção deverá ser realizada naquele momento. Não serão considerados pedidos de revisão de relatório após o término da aula. O professor poderá exercer a opção de recolher os relatórios corrigidos.

15. As provas serão individuais e valerão notas de 0 (zero) a 10 (dez) cada.

16. As provas serão realizadas nas datas especificadas na programação do curso, nos horários das aulas de laboratório de cada turma. O aluno deverá trazer para a prova o seguinte material: caneta, lápis, borracha, régua e calculadora. O único material de consulta durante a prova será a apostila do curso. Não serão permitidos celulares, tablets, notebooks, ou qualquer meio de comunicação eletrônico. Não será permitido o empréstimo de material durante a prova.

17. A nota final do curso de laboratório será feita de acordo com a seguinte regra:

    Nota Final = (Média dos Relatórios) X 30%  +  (Prova 1) X 30%   +  (Prova 2) X 40%. 

18. A nota final mínima para aprovação é 6,0 (seis,zero). O aluno que ficar com nota final abaixo de 6,0 e/ou frequência menor que 75% será reprovado. Note que de acordo com as regras da universidade, este curso não tem Verificação Suplementar (VS), por ser de avaliação continuada.

  • start.1520799983.txt.gz
  • Last modified: 2018/03/11 17:26
  • by admin