Física Experimental I

Bem-vindos à página da disciplina Física Experimental I do Departamento de Física da Universidade Federal Fluminense, semestre 1º/2018.

Modelo de relatório B:

VERSÃO .DOCX: Relatório B - Word

VERSÃO GOOGLE DOCS: Relatório B - Google Docs

O CALENDÁRIO PARA O EXAME PRÁTICO (DE 04 A 15 DE JUNHO) ESTÁ MANTIDO.

Informações: A nota do exame prático deve refletir a compreensão da questão, a perícia ao tomar os dados necessários e a interpretação dos resultados por parte do aluno. O enunciado da questão e os instrumentos disponíveis durante o exame devem permitir que o aluno execute as tomadas de dados SEM ASSISTÊNCIA DO PROFESSOR. A pontuação do exame prático terá a seguinte composição:

  • 30% da avaliação da perícia no manuseio do aparato experimental: o professor deve avaliar a postura do aluno durante o exame.
  • 70% da análise e interpretação dos resultados.

Acessem também o modelo de questão do exame prático no Testes

Visão geral e objetivos da disciplina

A disciplina irá apresentar uma introdução aos conceitos da análise estatística para o tratamento de dados experimentais em física experimental. A estatística se faz necessária dada a natureza intrínseca de dados experimentais e fornece uma base para a interpretação dos resultados. Esse será o enfoque das três primeiras aulas.

Em seguida serão realizados cinco experimentos abordando conceitos apresentados no curso Física I. Em alguns destes experimentos será desejável o uso de planilhas eletrônicas (Excel, LibreOffice, etc), editor de texto (Word, por exemplo) e de recursos para vídeo-análises (Tracker ou VidAnalysis) para as tarefas fora do laboratório. Não é necessário portar laptops ou tablets para as aulas.

Dentro dessa cadeia de experimentos visamos proporcionar o instrumental teórico e prático para analisar, de forma adequada, os dados colhidos e mitigar a necessidade de manter uma atitude atenta e crítica. Essas são características que desejamos seja difundida ao longo da formação acadêmica.

As avaliações, distribuídas em três formatos (exames prático e escrito e relatórios), foram concebidas visando explorar as diferentes habilidades necessárias.

coordenação: prof. Roberto Linares rlinares@id.uff.br

Apostila

Apostila Física Experimental I (secretaria do Laboratório Didático do IF-UFF, 1o andar).

Bibliografia adicional:

  • Randall Knight, Física, Vol. 1, 2a Edição.
  • Taylor, Introdução à Análise de Erros, 2a. Ed. (Bookman, Porto Alegre, 2012).

Nota final

Nota final = ( (Média dos Relatórios) + (Exame prático) + (Exame escrito) ) /3

Não há Verificação Suplementar (V.S.)

Para aprovação, ao final do curso o aluno deverá ter
Nota Final  ≥ 6  e  Frequência ≥ 75%.
  • start.txt
  • Last modified: 2018/05/30 09:47
  • by admin