Os tópicos desta disciplina podem ser encontrados em qualquer boa coleção de Física básica. Recomendamos que cada aluno escolha o texto cujo estilo mais o satisfizer, dentre aqueles listados abaixo. Todos os livros podem ser encontrados na biblioteca do Instituto de Física, no piso 2P.

O formato da disciplina é, provavelmente, novo para todos os alunos. Daremos algumas - poucas - aulas expositivas para introduzir cada assunto. Em seguida, em cada sessão os alunos se dividirão em grupos para realizar uma ou mais atividades - daí o nome da disciplina - que têm por objetivo reconstruir o assunto tratado e aprofundar seu conhecimento e raciocínio conceitual e qualitativo. Este é, de fato, o propósito principal da disciplina: ensinar vocês a pensar como um físico.

Outro objetivo dessa disciplina é um treinamento pedagógico através da experiência de um método de ensino alternativo. Além do conteúdo, preste atenção também na evolução do seu próprio aprendizado. O formato da disciplina está ajudando você a refinar os conceitos sobre as leis da física? Você sente que a oportunidade de discutir com seus colegas está facilitando seu aprendizado? É tentando aplicar um conceito na prática ou explicá-lo para outra pessoa que percebemos de fato as coisas que não entendemos completamente - oportunidade que nem sempre surge em uma aula puramente expositiva. Para os alunos da licenciatura essa prática é fundamental - quando vocês forem professores, o entendimento de *como* a mente humana aprende será uma ferramenta indispensável, e não há lugar melhor para adquiri-la do que observando esse processo em vocês mesmos. Mas qualquer aluno se beneficiará, e muito, dessa compreensão, que certamente os auxiliará durante o restante de seus cursos.

Depois de realizada a atividade em cada aula, faça os exercícios de fixação disponíveis no Caderno de trabalhos para casa. Você aproveitará melhor seu tempo de estudo se focar naqueles assuntos que lhe deram mais dificuldades. Se ainda tiver dúvidas, procure seu instrutor na sala e horário indicados para o atendimento aos alunos.

Depois de feitas as atividades previstas para casa, complemente seu estudo resolvendo as Questões conceituais.

Referências

  • Textos de ensino médio:
    • Física, Luiz Alberto Guimarães e Marcelo Fonte Boa
    • Física, Antonio Máximo e Beatriz Alvarenga
    • Física, PSSC
  • Textos de ensino superior:
    • Física, R. Knight
    • Física, Resnick, Halliday e Krane
    • Física, Sears, Zemansky, Young e Freedman
    • Física, Serway
  • formatoetxtos.txt
  • Last modified: 2019/07/26 09:34
  • (external edit)