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-====== ​Programa ​====== +====== ​Introdução ​====== 
-Esta disciplina é central na formação do físico, tanto do bacharel quanto do +Esta disciplina é central na formação do físico, tanto do bacharel quanto do licenciado. Tem um caráter múltiplo: é integradora,​ porque junta os conhecimentos adquiridos na Física básica com os métodos analíticos aprendidos nas disciplinas ​de matemática;​ por causa disso também, é uma introdução às técnicas da Física Matemática;​ é uma disciplina que leva o estudante ao domínio de técnicas bastante gerais de resolução de problemas, o que é parte da natureza mesmo da profissão de físico, pesquisador ou professor; e proporciona,​ por fim, uma visão mais abrangente e completa dos conteúdos da Física newtoniana, além de apresentar, a nível introdutório, ​uma formulação ​mais sofisticada ​geral, obtida a partir de um princípio variacional.\\ 
-licenciado. Tem um caráter múltiplo: é integradora,​ porque junta os conhecimentos adquiridos na Física básica com os métodos analíticos aprendidos nas cadeiras ​de matemática;​ por causa disso também, é uma introdução às técnicas da Física Matemática;​ é uma disciplina que leva o estudante ao domínio de técnicas bastante gerais de resolução de problemas, o que é parte da natureza mesmo da profissão de físico; e proporciona,​ por fim, uma visão mais abrangente e completa dos conteúdos da Física newtoniana, além de apresentar, a nível introdutório, ​formulações ​mais sofisticadas ​gerais, +
-como a obtida a partir de princípios variacionais.\\+
 ===== Ementa ===== ===== Ementa =====
  
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   * Equações de Lagrange.\\   * Equações de Lagrange.\\
 (Fonte: catálogo da UFF)\\ (Fonte: catálogo da UFF)\\
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 +===== Dinâmica de Sala de Aula =====
 +As aulas deste semestre serão filmadas para criação de um canal de vídeo-aulas no youtube, que se chamará "​Mecânica Clássica UFF"​.\\
 +A frequência às aulas é um compromisso recíproco entre professor e alunos: eu não faltarei, a não ser por motivos médicos ou humanitários,​ e espero o mesmo comportamento da parte de vocês.\\
 +Uma parte importante do conteúdo da disciplina será objeto de dinâmicas participativas em sala de aula, e isto realça a importância da sua presença. A pesquisa em ensino de Física demonstra que estas dinâmicas aumentam a eficácia do aprendizado,​ e por isso serão usadas na disciplinas. Usarei duas modalidades:​ algumas aulas envolverão a realização de atividades tutoriais em grupo e outras constarão da discussão coletiva de questões conceituais. O material para estas dinâmicas será disponibilizado nas abas [[Duvidas nas Listas 1 e 2|Tutoriais]] e [[Duvidas nas Listas 3 e 4|Questões para Discussão em Classe]]. A participação **integral** nas aulas, e portanto nestas dinâmicas, poderá merecer bonificação na nota final, a meu critério.
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 +===== Programa =====
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 +=== 1. As Leis de Newton ===
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 +a. Espaço, tempo, massa e força\\
 +b. Escalares e vetores\\
 +c. Análise dimensional\\
 +d. Produto de vetores e cálculo vetorial\\
 +e. Sistemas de coordenadas\\
 +f. 1ª e 2ª leis, referenciais inerciais\\
 +g. Equações diferenciais\\
 +h. 3ª lei e conservação de momento\\
 +i. 2ª lei em coordenadas cartesianas e polares (2D)\\
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 +=== 2. Projéteis e partículas carregadas ===
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 +a. Forças de arrasto: caso linear (viscosidade),​ trajetória e alcance\\
 +b. Arrasto quadrático\\
 +c. Partícula carregada: carga em campo magnético\\
 +d. Números complexos\\
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 +=== 3. Momento e momento angular ===
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 +a. Conservação do momento\\
 +b. Sistemas de massa variável; foguetes\\
 +c. Centro de massa\\
 +d. Momento angular de uma partícula; lei de Kepler\\
 +e. ... de sistema de partículas;​ momento de inércia\\
 +
 +=== 4. Energia ===
 +
 +a. Trabalho e energia cinética\\
 +b. Forças conservativas e energia potencial; o gradiente e o rotacional\\
 +c. Energia em sistemas 1D: análise gráfica e solução completa\\
 +d. Equilíbrio e estabilidade\\
 +e. Forças centrais\\
 +f. Energia de interação e conservação da energia mecânica\\
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 +=== 5. Oscilações ===
 +
 +a. Lei de Hooke e movimento harmônico simples\\
 +b. Osciladores bidimensionais;​ figuras de Lissajous\\
 +c. Oscilações amortecidas e forçadas\\
 +d. Ressonância\\
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 +=== 6. Equações de Lagrange ===
 +
 +a. Cálculo variacional e equação de Euler-Lagrange\\
 +b. Problemas clássicos: princípio de Fermat, a braquistócrona\\
 +c. Princípio de Hamilton\\
 +d. Sistemas sem e com vínculos\\
 +e. Momento generalizado e coordenadas ignoráveis\\
 +f. Teorema de Noether e leis de conservação\\
 +
 +=== 7. Problemas de força central ===
 +
 +a. Centro de massa, coordenada relativa e massa reduzida\\
 +b. Equações de movimento\\
 +c. Referencial do centro de massa\\
 +d. Problema unidimensional equivalente\\
 +e. Equação da órbita e órbitas de Kepler\\
 +f. Navegação de espaçonave:​ transferência entre órbitas\\
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 +=== 8. Referenciais não inerciais ===
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 +a. Referencial em translação acelerada; as marés\\
 +b. Vetor velocidade angular\\
 +c. Derivadas temporais em referenciais em rotação\\
 +d. 2ª lei em referencial em rotação\\
 +e. Forças centrífuga e de Coriolis\\
 +f. Queda livre na superfície da Terra\\
 +g. Pêndulo de Foucault\\
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 +=== 9. Dinâmica de corpos rígidos ===
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 +a. Propriedades do centro de massa\\
 +b. Rotação em torno de eixo fixo\\
 +c. Rotação em torno de eixo qualquer; tensor de inércia\\
 +d. Equação de autovalores do tensor de inércia e eixos principais de inércia\\
 +e. Precessão de um pião\\
 +f. Equações de Euler com torque nulo\\
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