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-======Problemas - Testes conceituais e Questões========= +=========Lista de Exercícios============= 
- +Em breve!
-**Material ​de apoio** \\ +
- +
-{{ :​capitulo37_testes_ conceituais.pdf |}} +
-{{ :​teste1_1.pdf |}} +
-{{ ::​cap38-testes.pdf |}} +
-{{ ::​múltipla_escolhacap38.pdf |}} +
-{{ :​multipla_escolhacap39.pdf |}} +
-{{ :​multipla_escolhacap40.pdf |}} +
-{{ :​múltipla_escolhacap41.pdf |}} +
-{{ ::​múltipla_escolhacap42.pdf |}} +
-{{ ::​múltipla_escolhacap43.pdf |}}\\ +
-{{ ::​aularevcap43_42_41.pdf |}} +
- +
- +
- +
-\\ +
- +
-Problemas Cap. 37  (1-5-7-13-18-23-32-44-55) \\ +
-Questões Cap. 37 (1-4-6-8) \\ +
-Problemas Cap. 38  (1-2-7-10- 15 -16 -19- -26-35-36) \\ +
-Questões Cap. 38 (2-3-5-8-9-10)\\ +
-Questões Cap 39  Todas \\  +
-Problemas Cap 39 - 3 -5-7-9-11-13-15-35-37-38-40-45-51 \\ +
-Questões Cap. 40 -  1-2-3-4-5-6-7-8-9 e 10 \\ +
-Problemas Cap 40. - 3-10-11-27-31-33-42-47-51\\ +
-Questões Cap 41. 1-2-3-7-10-11\\ +
-Problemas Cap 41.  1-2--3-5-7-12-13-17-35-37\\ +
-Questões Cap 42. 3-4-7-8-10-11-12\\ +
-Problemas Cap 42. 3-6-13-14-15-16-17-18-20-23-25-26-27-33-36-38-39-40-41-51-59-63\\ +
-Questões Cap 43. 1-3-4-5-6-7-8-9 \\ +
-Problemas Cap43 3-4-5-9-11-19-31-33-35-38-40-43\\ +
-+
- +
-\\ +
-**Enunciados**\\ +
-\\ +
-{{ :​probcap38fundamentos8ed.pdf |}}\\ +
-{{ :​probcap39fundamentos.pdf |}}\\ +
-{{ ::​probcap40_fundamentosv4-8_ed.pdf |}}\\ +
-{{ :​probcap41_fundamentosv4-8_ed.pdf |}}\\ +
-{{ ::​probcap42fund8ed.pdf |}}\\  +
-{{ ::​probcap43_fundamentosv4-8_ed.pdf |}}  +
- +
- +
- +
- +
- +
-=====Questões Dirigidas - Semestres Anteriores.==== +
- +
-Módulo I +
- +
-1- Questão sobre ondas eletromagnéticas (**EM**). \\ +
-a- Verbalizar o significado de cada uma das equações de Maxwell.\\ +
-b- Obtenha a equação da onda EM a partir das equações de Maxwell.\\ +
-c- Descreva o significado de cada coeficiente da equação da onda EM. \\ +
-\\ +
-2- Obter a onda resultante da superposição (SOMA) de duas ondas φ1 e φ2 quando: \\ +
-a- φ1A sen(kx - ωt) e φ2 A sen(kx - ωt) \\ +
-b- φ1A sen(kx'​ - ωt) e φ2 A sen[k(x'​+ λ/2) - ωt] \\ +
-c- φ1= A sen(kx'​ - ωt) e φ2 = A sen[k(x'​+ λ) - ωt]  \\ +
-(Deve ser concluído nos 15 minutos iniciais da aula do dia 29/​3/​2019) +
- +
-3- Exercício para casa ( ENTREGUA 5/​4/​19)\\ ​  +
-* Questões sobre a determinação da velocidade da luz.  \\ +
-a- Detalhe a conta e os números (valores das grandezas) usadas por Fizeau para chegar ao valor da velocidade da luz. Escreva o significado destes números e de onde vieram. \\  +
-b- Encontre a diferença ​ percentual relativa entre o valor encontrado por ele e o valor atualmente aceito. \\ +
-c- Encontre esta mesma diferença para o valor da velocidade da luz determinado anteriormente ao Experimento de Fizeau.\\  +
-* Interferômetro de Michelson.\\ +
-a- Qual foi o valor **numérico** obtido para a velocidade da luz obtido no experimento de Michelson-Morley?​\\ +
-b- Encontre, **detahando as passagens**,​ a expressão analítica para a diferença de fase dos feixes de luz que percorrem um interferômetro de Michelson-Morley com braços iguais, sendo um deles orientado paralelamente à direção do Éter.\\ +
-c- Use a expressão encontrada para calcular o valor da diferença de fase usando a velocidade da Terra em relação ao Éter da ordem a 100.000 Km/h e o tamanho dos braços do interferômetro de 32 metros.\\ +
-d- Qual a conclusão sobre a sensibilidade do experimento tendo como base o valor obtido? +
-\\ +
- +
-4 Questão - Cinemática unidimensional Relativísica (para ser feita em sala de aula)\\ +
- +
-Parte I\\ +
-Medida da Terra, a distância até a estrela alfa do Centauro é de 3,6 anos luz. Para um observador viajando da estrela para a Terra com velocidade de 0,8c:\\ +
-a)Quanto é a velocidade da Terra?\\ +
-b)Qual seria o fator de Lorentz?​\\ +
-c)Quanto é distância da Terra até Alfa do Centauro? \\ +
- +
-Parte II\\ +
-Peggy está parada no centro de um vagão longo e plano, de comprimento próprio 600m. O vagão passa por Ryan, que está parado no solo, com uma velocidade v = 0,8c. Bombas acopladas às extremidades do vagão explodem simultaneamente no instante, t = 1,0 μs, medido no referencial de Peggy, quando ela passa por Ryan na posição x=0. Para Ryan, quando acontecem as explosões? \\ +
- +
-5- Questão - Transformações de Lorentz e conservação do Momento Linear.(Entrega até 26/4)\\ +
- +
-Vamos considerar uma colisão inelástica unidimensional de duas partículas iguais, uma em repouso inicialmente (partícula 2) e a outra incide sobre este com velocidade u (partícula 1). Após a colisão as duas permanecem unidas se movendo com velocidade u/2.\\ +
-a - Aplique a transformação de velocidade de Galileu e verifique se haverá conservação do momento linear, como definido classicamente,​ no referencial S’ que se desloca com velocidade constante e igual a v em relação ao referencial S.\\ +
-b - Aplique a transformação de velocidade de Lorentz e determine as velocidades das partículas 1 e 2, antes e depois da colisão, medida em um referencial S’ que se desloca com velocidade constante e igual a v em relação ao referencial S.\\ +
-c- Considerando a resposta encontrada no item 2, verifique se haverá conservação do momento linear, como definido classicamente (p=mv).\\ +
-d) Considerando a resposta encontrada no item c, verifique se haverá conservação do momento linear, como definido relativisticamente (p=γmv).\\ +
-e- A definição do momento linear ​ não se altera se introduzirmos o conceito de massa relativística m= γ m_0. O que acontece com o resultado para a medição da massa a medida que a velocidade entre o referencial e a partícula aumenta? \\ +
-\\ +
-MÓDULO II \\ +
-\\ +
-PRIMEIRA QUESTÃO PARA SER ENTREGUE ATÉ A AULA DO DIA 22 DE MAIO.\\ +
-a) __**Detalhe o trabalho analítico**__ para se resolver a equação de Schrödinger para o caso onde o potencial ​ U(x) = zero para x<0 e x>L ; U(x) = Ub para L>​x>​0,​ para o caso onde a energia cinética do feixe de elétrons incidente tem energia cinética menor que a energia da barreira de potencial. +
-b) Mostre que o coeficiente de transmissão pode ser escrito como: T ~ exp(-2 kb L); onde kb = √[8 π m(Ub-E)/​h^2]\\ +
-\\ +
-SEGUNDA ATIVIDADE EXTRACLASSE PARA SER ENTREGUE ATÉ O DIA 05/​06/​19\\ +
-\\ +
-1 – Descreva, de maneira clara e detalhada, como se pode medir a energia de ionização dos átomos. Forneça resultados numéricos como exemplo.\\ +
- +
-2 – Descreva o experimento de Stern-Gerlach,​ e em particular explique:​\\ +
-a- Qual era o resultado esperado?​\\ +
-b- Porque a força de Coulomb não influenciou o resultado?​\\ +
-c- Porque a força de Lorentz não influenciou o resultado?​\\ +
-d- porque o número quântico associado ao spin tem valor ½ e não outro? \\+
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