Existe um efeito que se chama “crise do arrasto”: Em geral a força de resistência do fluido cai com a velocidade, devido a turbulência. Mas num certo ponto há uma queda abrupta que se chama de crise do arrasto. Algumas ilustrações podem ser vistas nessa apresentação: http://www.if.ufrj.br/~carlos/palestras/futebol/futebol.pdf
Uma aumento muito grande da velocidade pode diminuir tanto a pressão, que haverá criação de vapor, criando bolhas. Esse fenômeno é chamado cavitação e pode ser relevante no interior de bombas e turbinas: http://pt.wikipedia.org/wiki/Cavita%C3%A7%C3%A3o
Na verdade, conforme baixamos a temp., a densidade máxima da água ocorre a 4C e depois diminui.
Outra particularidade é que a linha de equilíbrio de fases sólido/líquido é inclinada para a esquerda e não para a direita como em geral (http://en.wikipedia.org/wiki/File:Phase-diag2.svg). Um aumento de pressão sobre o gelo, pode transformá-lo em líquido. Isso pode explicar a patinação no gelo, mas o assunto parece controverso: http://en.wikipedia.org/wiki/Ice#Slipperiness
Os pontos de fusão/solidificação e ebulição/condensação dependem da pressão. Mas a formação de gelo e vapor é bem complexa. Por isso é possível esfriar água a menos de 0C sem congelar ou esquentá-la a mais de 100C sem evaporá-la. Veja os vídeos abaixo
Nessa simulação você pode, ver o histograma da distribição de velocidades e como ele muda quando alteramos os parâmetros do gás (vc deve clicar em “measurement tools” → energy histograms): https://phet.colorado.edu/en/simulation/legacy/gas-properties