Differences
This shows you the differences between two versions of the page.
| Next revision | Previous revision | ||
| textos [2011/03/04 18:00] 127.0.0.1 external edit | textos [2017/03/20 16:10] (current) admin | ||
|---|---|---|---|
| Line 3: | Line 3: | ||
| Os tópicos da disciplina Física por Atividades podem ser encontrados em qualquer boa coleção de Física básica. | Os tópicos da disciplina Física por Atividades podem ser encontrados em qualquer boa coleção de Física básica. | ||
| - | O formato da disciplina é, provavelmente, novo para todos os alunos. O professor dará algumas - poucas - aulas expositivas para introduzir cada assunto. Em seguida, em cada sessão os alunos se dividirão em duplas para realizar uma ou mais atividades - daí o nome da disciplina - que têm por objetivo reconstruir o assunto tratado e aprofundar seu conhecimento e raciocínio conceitual e qualitativo. Este é, de fato, o propósito principal da disciplina: ensinar os calouros a pensar como um físico. | + | O formato da disciplina é, provavelmente, novo para todos os alunos. O professor dará algumas - poucas - aulas expositivas para introduzir cada assunto. Em seguida, em cada sessão os alunos se dividirão em grupos de 3 para realizar uma ou mais atividades - daí o nome da disciplina - que têm por objetivo reconstruir o assunto tratado e aprofundar seu conhecimento e raciocínio conceitual e qualitativo. Este é, de fato, o propósito principal da disciplina: ensinar os calouros a pensar como um físico. |
| - | O roteiro das atividades que serão feitas em classe está disponível {{:GFI00157.pdf|aqui}}. Siga a agenda de atividades disponível no item [[programa|Programa]] e leve para a sala de aula o texto da atividade prevista. | + | O roteiro das atividades que serão feitas em classe será divulgado pelos professores da disciplina. Siga a agenda de atividades que eles definirem e leve para a sala de aula o texto da atividade prevista - o texto completo de todas as atividades está {{GFI00157-TC.pdf|aqui}}. |
| - | Depois de realizada a atividade, faça exercícios de fixação disponíveis {{:GFI00157-TC.pdf|aqui}}. | + | Depois de realizada a atividade, faça exercícios de fixação disponíveis {{:GFI00157-TD.pdf|aqui}}. |
| - | Depois de feitas as atividades previstas para casa, complemente seu estudo resolvendo as questões conceituais disponíveis {{:exercicios.pdf|aqui}}. | + | Depois de feitas as atividades previstas para casa, complemente seu estudo resolvendo as questões conceituais disponíveis {{:conceituais.pdf|aqui}}. |
| Line 21: | Line 21: | ||
| Textos de ensino superior: | Textos de ensino superior: | ||
| + | * //Física//, Randall Knight (meu preferido!)\\ | ||
| * //Física//, Resnick, Halliday e Krane\\ | * //Física//, Resnick, Halliday e Krane\\ | ||
| * //Física//, Sears, Zemansky, Young e Freedman\\ | * //Física//, Sears, Zemansky, Young e Freedman\\ | ||
| * //Física//, Serway\\ | * //Física//, Serway\\ | ||
| - | * //Física Básica//, Alaor Chaves\\ | ||
| \\ | \\ | ||