Differences
This shows you the differences between two versions of the page.
Next revision | Previous revision | ||
formatoetxtos [2019/03/25 15:07] 127.0.0.1 external edit | formatoetxtos [2019/05/30 13:01] (current) admin [Formato da disciplina e livros-texto] | ||
---|---|---|---|
Line 3: | Line 3: | ||
Os tópicos desta disciplina podem ser encontrados em qualquer boa coleção de Física básica. Recomendamos que cada aluno escolha o texto cujo estilo mais o satisfizer, dentre aqueles listados abaixo. Todos os livros podem ser encontrados na biblioteca do Instituto de Física, no piso 2P. | Os tópicos desta disciplina podem ser encontrados em qualquer boa coleção de Física básica. Recomendamos que cada aluno escolha o texto cujo estilo mais o satisfizer, dentre aqueles listados abaixo. Todos os livros podem ser encontrados na biblioteca do Instituto de Física, no piso 2P. | ||
- | O formato da disciplina é, provavelmente, novo para todos os alunos. Daremos algumas - poucas - aulas expositivas para introduzir cada assunto. Em seguida, em cada sessão os alunos se dividirão em grupos para realizar uma ou mais atividades - daí o nome da disciplina - que têm por objetivo reconstruir o assunto tratado e aprofundar seu conhecimento e raciocínio conceitual e qualitativo. Este é, de fato, o propósito principal da disciplina: ensinar vocês a pensar como um físico. | + | O formato da disciplina não é novo para os alunos que cursaram Física por Atividades. Daremos algumas - poucas - aulas expositivas para introduzir cada assunto. Em seguida, em cada sessão os alunos se dividirão em grupos para realizar uma ou mais atividades - daí o nome da disciplina - que têm por objetivo reconstruir o assunto tratado e aprofundar seu conhecimento e raciocínio conceitual e qualitativo. Este é, de fato, o propósito principal da disciplina: ensinar vocês a pensar como um físico. |
Outro objetivo dessa disciplina é um treinamento pedagógico através da experiência de um método de ensino alternativo. Além do conteúdo, preste atenção também na evolução do seu próprio aprendizado. O formato da disciplina está ajudando você a refinar os conceitos sobre as leis da física? Você sente que a oportunidade de discutir com seus colegas está facilitando seu aprendizado? É tentando aplicar um conceito na prática ou explicá-lo para outra pessoa que percebemos de fato as coisas que não entendemos completamente - oportunidade que nem sempre surge em uma aula puramente expositiva. Para os alunos da licenciatura essa prática é fundamental - quando vocês forem professores, o entendimento de *como* a mente humana aprende será uma ferramenta indispensável, e não há lugar melhor para adquiri-la do que observando esse processo em vocês mesmos. Mas qualquer aluno se beneficiará, e muito, dessa compreensão, que certamente os auxiliará durante o restante de seus cursos. | Outro objetivo dessa disciplina é um treinamento pedagógico através da experiência de um método de ensino alternativo. Além do conteúdo, preste atenção também na evolução do seu próprio aprendizado. O formato da disciplina está ajudando você a refinar os conceitos sobre as leis da física? Você sente que a oportunidade de discutir com seus colegas está facilitando seu aprendizado? É tentando aplicar um conceito na prática ou explicá-lo para outra pessoa que percebemos de fato as coisas que não entendemos completamente - oportunidade que nem sempre surge em uma aula puramente expositiva. Para os alunos da licenciatura essa prática é fundamental - quando vocês forem professores, o entendimento de *como* a mente humana aprende será uma ferramenta indispensável, e não há lugar melhor para adquiri-la do que observando esse processo em vocês mesmos. Mas qualquer aluno se beneficiará, e muito, dessa compreensão, que certamente os auxiliará durante o restante de seus cursos. | ||
- | Depois de realizada a atividade em cada aula, faça os exercícios de fixação disponíveis no {{:trabalhoscasa.pdf|Caderno de trabalhos para casa}}. Você aproveitará melhor seu tempo de estudo se focar naqueles assuntos que lhe deram mais dificuldades. Se ainda tiver dúvidas, procure seu instrutor na sala e horário indicados para o atendimento aos alunos. | ||
- | |||
- | Depois de feitas as atividades previstas para casa, complemente seu estudo resolvendo as {{:exercicios.pdf|Questões conceituais}}. | ||
====Referências==== | ====Referências==== |