Física 3 - Termodinâmica, Fluidos, Ondas e Óptica

Esta é a página das disciplinas Física III do IF - UFF. Atende aos cursos de Graduação em Ciências Exatas e Engenharias da UFF.

  • Cronograma do curso: Cronograma das Turmas
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Gabaritos

Gabarito CORRIGIDO da P1: p1_fis3_2sem2019-gabarito.pdf

Gabarito da P2: p2_fis3_2sem2019_gabarito.pdf

Gabarito da P3: p3_fis3_2sem2019_gabarito.pdf

Gabarito da VS: vs_fis3_2sem2019_gabarito.pdf

AVISO: Devido a uma instabilidade na rede elétrica na sexta-feira 13, parte dos arquivos das páginas das disciplinas do IF-UFF foram corrompidos. Estamos re-colocando as informações essenciais para o término do semestre. Quaisquer dúvidas ou problemas encontrados favor contactar o coordenador da disciplina, Lucas Sigaud, no email lucassigaud@gmail.com - pedimos desculpas pelos inconvenientes causados!

Objetivos

O curso pode ser dividido em duas partes: Termodinâmica/Fluidos e Ondas/Óptica.

O objetivo da primeira parte é entender as propriedades de sistemas macroscópicos (pressão, temperatura,…) e como eles trocam e transformam energia. Para isso vamos estudar a estática e dinâmica dos fluidos, compreender as diferenças entre sólidos, líquidos e gases, entender o funcionamento das máquinas térmicas, verificar que existe uma conexão entre as propriedades dos sistemas macroscópicas e microscópicas, entre outras.

Na segunda parte, iremos estudar o conceito de ondas. As ondas estão por toda natureza, tanto as mais óbvias como as do oceano, ondas sonoras e luminosas ou até mesmo as ondas de matéria. Vamos investigar o que acontece quando as ondas se propagam e compreender o funcionamento tanto dos instrumentos musicais quanto dos lasers. Veremos que a ótica é uma das aplicações mais importantes das ondas e estudaremos os fenômenos de interferência e difração.

Grande parte do conteúdo já foi visto por vocês no colégio. Esses tópicos serão aprofundados tanto conceitualmente como matematicamente. Porém outros assuntos, serão novidade e de maior dificuldade.

A ideia é tentar compreender o mundo ao nosso redor. Outros objetivos são: desenvolver habilidades para resolver problemas, pensar logicamente, e aplicar conceitos de física para situações encontradas na engenharia. Alguns exemplos de perguntas que iremos responder com o andamento do curso:

  • Por quê os aviões se sustentam no ar?
  • Quais os processos mecânicos por trás do funcionamento de um motor de um carro? e da turbina de um avião?
  • Por quê cada corda de um cavaquinho tem um som diferente?
  • Por quê os alimentos cozinham mais rapidamente quando usamos uma panela de pressão?
  • Como algo tão pesado como um navio flutua no mar?
  • Por quê o céu é azul? e no fim da tarde fica avermelhado?
  • Por quê as cores no arco-íris têm a disposição que vemos?
  • Qual o princípio de funcionamento de uma câmera fotográfica? e de um telescópio?
  • O que acontece com o olho de uma pessoa que tem miopia? e hipermetropia?

O objetivo NÃO é decorar um monte de fórmulas!!!

Tentaremos convencer vocês que Física pode (e deve) ser divertida. Algumas coisas que parecem “mágicas” que saberemos explicar:

Sugestões e/ou críticas são bem vindas e devem ser enviadas para a coordenação da disciplina: Prof. Lucas Sigaud, lsigaud@if.uff.br
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  • Last modified: 2019/12/19 22:27
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